quinta-feira, 19 de abril de 2012

Curso ensina gaúchos a tornar a construção civil mais verde

O desenvolvimento de habilidades para avaliar, aperfeiçoar o desempenho energético e a performance socioambiental da Construção Civil é o objetivo do curso que iniciou no dia 13 de abril, na sede do Sinduscon-RS. O MBA em Construções Sustentáveis é realizado pela ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), INBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada), UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) e Green Building Council Brasil. 
 
O público-alvo das aulas são arquitetos, engenheiros, administradores, projetistas, tecnólogos da construção civil, gestores públicos e demais profissionais graduados interessados na tecnologia da construção sustentável (green building). A capacitação visa habilitar os alunos a produzir projetos e obras de empreendimentos sustentáveis, bem como a prestar consultoria nesta especialização, e até realizar a certificação ambiental de edificações.
 
Apesar do assunto não se tratar apenas do setor em que a ASBRAV atua, a organização promove o curso no estado, acreditando no benefício que se pode trazer ao meio ambiente. O presidente da ASBRAV, Luiz Afonso Dias, lembra que a climatização é um item importante na eficiência energética de uma construção sustentável.
 
- A climatização deve ser muito bem estudada e debatida, pois é um fator importante na pontuação dos prédios verdes - afirma Luiz Afonso Dias.
 
O presidente da ASBRAV relembra que assistiu a uma palestra sobre o assunto e entrou em contato com o INBEC para trazer o MBA para o Rio Grande do Sul. 
 
- Me encantei com o assunto e a oportunidade. Analisamos os outros 18 estados com o curso, então fechamos a parceria, que permitiu a qualificação dos profissionais gaúchos em um tema tão importante - conclui.
 
O MBA em Construções Sustentáveis mantém hoje 16 turmas em todo Brasil. O diretor executivo do INBEC, Antônio Bitencourt, comemora a entrada do curso no Rio Grande do Sul e lembra os fatores positivos da construção sustentável.
 
- Apesar das diversas variáveis da construção sustentável, a economia de água e energia pode chegar a 30% em comparação com uma construção comum. Além disso, o próprio imóvel pode ser valorizado até 30% com as técnicas e certificações - explica Bitencourt.
 
O curso conta com quatro módulos totalizando 440h/aula com classes a serem realizadas nas sextas-feiras das 14h às 22h e sábados das 8h às 20h (um final de semana por mês). Interessados na segunda turma do MBA podem se inscrever pelo site http://www.inbec.com.br/ . Mais informações pelo telefone (51) 3342.2964 ou pelo e-mail asbr...@inbec.com.br. 
 
A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário