Fontenele lotou o auditório da Faculdade Nordeste (Fanor) ao falar sobre o projeto aos estudantes de arquitetura da instituição e de outras universidades.
Segundo ele, o Acquario Ceará, que será o terceiro maior do mundo em volume d´água e o maior do Hemisfério Sul, terá o que o maior aquário do mundo não tem, integração entre educação e entretenimento com a maior e melhor quantidade de tecnologia.
“Em 2007, tive contato com a equipe de arquitetos responsáveis pelo Georgia Aquarium que me relataram todo o processo de criação e da frustração do projeto não ter avançado na interação científica”, disse o arquiteto.
O projeto do Acquario Ceará é a primeira empreitada de Fontenele nessa área. Ele garante que a experiência adquirida como associado da empresa Jack Rouse Associates, que desenvolve projetos de entretenimento, museus, zoológicos com aquários dentre outros, e os contatos com arquitetos que atuam na área, garantiram que o projeto cearense fosse mais que um aquário. “O projeto é uma junção da educação com a diversão. Os aquários, em todo o mundo, são os baluartes da preservação oceânica, com uma parte museológica interativa muito forte, que vai além de reunir coleções de peixes”.
Início em 2008
O
escritório de arquitetura de Fontenele, a Imagic! foi contatado pelo
Governo do Estado do Ceará e, em 2008, foi iniciado um projeto
preliminar. O contrato acabou sendo fechado no final daquele ano. A fase
preliminar do projeto foi concluída no início de 2009. Leonardo é formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1988 e tem especialização em Harvard em Design de Entretenimento (2000). Em 1998 participou do núcleo Imaginiring da Disney. Entre outras coisas, ele é responsável pelo projeto do Acqua Circo, do Beach Park, e pela projeto de revitalização do Rio Quente Resort, em Goiás.
Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
O arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico do Acquario Ceará, Leonardo Fontenele, falou do empreendimento para cerca de 350 estudantes de arquitetura e profissionais da área, ontem, na Fanor
Saiba mais
Novela arqueológica
A
Secretaria do Turismo do Estado (Setur) tem até dia 28 (próximo
sábado) para entregar estudo de prospecção e diagnóstico arqueológico
do terreno do Acquario Ceará ao Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan). A informação foi dada pela assessoria de imprensa do órgão, em Brasília.
Só com o estudo em mãos, o Iphan dará parecer sobre a construção do equipamento no local, em até 10 dias. De acordo com a Setur, o estudo está em andamento.
Enquanto isso, as obras do Acquario seguem embargadas pelo Iphan. O órgão federal cobrou um estudo arqueológico como prerrequisito para a liberação da licença de instalação do projeto, a ser dado pela Superintendência do Meio Ambiente (Semace).
Após o embargo, a obra chegou a ser reiniciada, porém foi paralisada após se constatar que o estudo ainda não foi concluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário