segunda-feira, 9 de abril de 2012
Saiba como deixar sua casa mais sutentável e econômica
Para quem pensa que atitudes sustentáveis são caras ou pouco práticas, o “Cidades e Soluções” desta semana prova que não é nada assim. Da captação da chuva no telhado ao aproveitamento da luz do sol, é possível poupar recursos e apoiar o meio ambiente sem nem mesmo sair de casa.
Uma simples calha embaixo do telhado, por exemplo, pode ser vir de meio para encaminhar a água da chuva a um reservatório ou cisterna. A água coletada pode ajudar nas tarefas domésticas, como molhar plantas ou lavar o quintal. “Quanto maior a cisterna, maior a reserva de água para momentos de seca”, explica o arquiteto e urbanista Heliomar Venâncio.
Já o aquecedor solar, que é um recurso mais caro, também representa uma economia em longo prazo que vale a pena. “Normalmente o aquecedor solar se paga em três anos e meio ou quatro anos de uso. O que você investe na compra, terá de retorno (em economia)”, explica o urbanista.
Paredes brancas ou de cores claras também deixam a casa mais fresca, o que diminui também o gasto com ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado. Na reportagem do “Cidades e Soluções”, o urbanista Heliomar Venâncio explica ainda que a temperatura pode subir cerca de 8ºC de uma parede branca para uma escura.
Ele recomenda ainda que, ao procurar uma casa, o ideal é visitá-la no horário da tarde, quando o é possível constatar as mais altas temperaturas a que o imóvel pode chegar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário