A Alemanha continua com o sério problema da falta de engenheiros, que
ameaça com graves perdas sua indústria, aliás, um problema antigo que
vem se arrastando há muitos anos. Neste momento, o cálculo de sua
entidade nacional, a VDI, é que faltem 100 mil, segundo o presidente
Willi Fuchs. No ano passado, 92 mil, cargos ficaram vagos na média por
mês. Conforme a VDI, esta escassez resulta em prejuízo no valor agregado
dos produtos de € 8 bilhões por ano. A indústria necessita de 76 mil
novos engenheiros por ano, o que deve aumentar para 81 mil até 2015.
Tudo isso acontece apesar do ingresso de 115 mil novos estudantes de
engenharia.
Idade dos engenheiros
Um outro
sério problema que agrava a situação da falta de engenheiros na Alemanha
é que os que estão na ativa já têm uma idade média bastante avançada:
21% com mais de 55 anos e 18% com menos de 35 anos.
Custo alemão da crise
Os
alemães não estão contentes com a conta que lhes é apresentada para
pagar a crise dos outros países. A Grécia já precisou de dois enormes
reforços de euros. Portugal, Espanha, Islândia e Itália um cada. Na
verdade, eles pagam duplamente a crise: com os seus impostos e com a
pecha de imporem enormes sacrifícios para os respectivos povos poderem
saldar seus compromissos.
Os veículos elétricos
O
carro elétrico já é uma realidade na Europa. Ele é bastante visto,
mas na França, onde há a maior frota, tem rodando só 15 mil. O país fica
ainda em terceiro lugar no ranking mundial, atrás dos EUA e Japão. Já
as projeções oficiais da Alemanha não são muito animadoras. Eles falam
de seis milhões de unidades em 2030, tendo em conta que sua frota total
de veículos é hoje de 40 milhões.
Hora de padronizar
A
Comunidade Europeia está em tratativas para padronizar o abastecimento
dos veículos elétricos a começar pelo cabo para conectá-los com as
estações elétricas o que no abastecimento a gasolina é a mangueira. O
jornal de Hannover tratou deste assunto semana passada com o título
Europa em curto circuito, porque mais uma vez há grandes dificuldades
para se chegar a um acordo.
Problema do carro elétrico é a bateria
Um
problema ainda não resolvido no carro elétrico, que toma conta das ruas
da Europa, é a bateria: sua pequena capacidade de armazenamento e
especialmente seu preço elevado. A esperança é que uma parte da solução
venha com as novas tecnologias de produção, prometidas para breve. Os
testes iniciais já levaram a diminuir seus custos em mais de 20%
anunciou-se na Feira Industrial de Hannover este ano. A linha de
pesquisa de algumas empresas é no sentido de ganhar ou reciclar lítio,
por sua elevada densidade de energia e ciclo de vida. A outra forma de
baratear o combustível dos carros elétricos é baratear a própria
eletricidade com o aumento das fontes de energia renováveis, mais
baratas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário