RIO - A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, garantiu nesta quarta-feira que a greve dos funcionários do órgão não vai afetar a divulgação do resultado das Contas Nacionais, programada para o dia dia 31 de agosto.
“O IBGE garante que o PIB do segundo trimestre será completamente divulgado”, afirmou em entrevista a jornalistas após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, hoje no Rio de Janeiro.
Parte dos funcionários concursados do IBGE está em greve desde o dia 18 de junho. De acordo com Wasmália, ainda não há data para a divulgação completa da Pesquisa Mensal do Emprego (PME), referente a junho.
No dia 26 de julho, o IBGE não informou a taxa de desemprego do país no sexto mês do ano porque faltaram os dados do Rio de Janeiro. A PME abrange, no total, seis regiões metropolitanas.
Nesta quarta-feira, outra pesquisa foi afetada pela paralisação. O índice Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), referente a julho, foi divulgado sem os dados da Paraíba. O IBGE usou uma média dos preços do Nordeste para compor as taxas referentes ao Estado.
De acordo com o sindicato dos servidores do IBGE (AssIBGE), cerca de 60% dos 6,6 mil funcionários concursados do instituto em todo o país estão parados. O instituto conta com cerca de 4,1 mil empregados temporários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário