quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estrutura renovada dentro e fora do campo no Mineirão


Não somente os torcedores vão receber, nesta sexta-feira (21), um novo estádio. As mudanças para os jogadores e os outros profissionais que trabalharão no Mineirão também são significativas.
Foram construídos novos vestiários para atletas, comissões técnicas e árbitros. No espaço dedicado aos jogadores, há ainda banheiras e áreas próprias de aquecimento.
Eles ocupam o subsolo, onde há escritórios, estúdios de televisão e espaço para entrevistas, além de áreas de apoio aos bombeiros, seguranças e juizados especiais.
Já a imprensa vai mudar de local. Antes da reforma, radialistas e profissionais de TV transmitiam as partidas de cabines anexas às cadeiras especiais, na arquibancada superior. Havia, ainda, cabines logo abaixo da marquise, para a imprensa escrita e radialistas do interior.
Agora, os profissionais da mídia ficarão mais próximos de onde ficava a torcida do Atlético. A capacidade de operação no modo legado, que é como o estádio irá ficar após a Copa 2014, atende a 388 jornalistas e é equipada com 160 estações de trabalho.
A Minas Arena, responsável pela administração do estádio, informou que haverá entrada exclusiva, bar, lanchonete e banheiros para a imprensa.
Gramado
O gramado, que é a parte que mais interessa aos jogadores, foi plantado no final de novembro, mas só deve estar pronto para receber uma partida no início de fevereiro.
A expectativa é de que, nestes dois meses, Belo Horizonte seja castigada com um grande volume de chuvas, mas a grama plantada na mistura de areia e fibra sintética deve estar pronta para receber o clássico entre Cruzeiro e Atlético, no dia 3 de fevereiro, na primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Já o novo banco de reservas conta com assentos forrados em couro e apoio para copos ou garrafas.
Identidade visual vai orientar visitantes
Os torcedores tinham poucas opções para se orientar no antigo Mineirão. Ou contavam com a ajuda de alguma pessoa que já conhecia o estádio ou se apoiavam em precárias placas de sinalização. A proposta no estádio, agora, é facilitar a vida de quem o visitar, tanto para entrar como para sair.
A agência responsável pela nova identidade visual do Mineirão é a Hardy Design. Uma das primeiras ideias foi sinalizar os quatro grandes setores do estádio com cores fortes (laranja, vermelho, amarelo e roxo), sem nenhuma ligação com as cores dos times de Belo Horizonte. “O ponto de partida foi o entendimento detalhado sobre o fluxo de multidões e os acessos externos e internos”, explica a diretora criativa da agência, Mariana Hardy. Foram produzidas mais de 8 mil placas de 125 modelos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário