quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Maracanã vence concurso de arquitetura europeu

O retrofit do Maracanã recebeu o primeiro prêmio de um dos mais prestigiados concursos de arquitetura do mundo. A obra de modernização do estádio Jornalista Mário Filho está sendo gerenciada e fiscalizada pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado), órgão vinculado à Secretaria de Obras. O projeto desenvolvido pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados foi um dos vencedores do Mipim AR Future Project Awards.

Promovida pela revista de arquitetura inglesa The Architectural Review, a premiação indica todos os anos os melhores projetos em categorias como arranha-céus, sustentabilidade, edifícios comerciais e desenho urbano.

De acordo com o parecer do júri, o projeto do Maracanã é “um engenhoso reuso da estrutura que permitiu a inclusão de uma espetacular cobertura que adapta o ícone da década de 1950 para o perfeito uso durante a próxima Copa do Mundo”.

O retrofit surgiu e foi desenvolvido na Europa, onde é muito utilizado, devido à enorme quantidade de prédios históricos. A técnica, também bastante usada nos Estados Unidos, revitaliza antigos edifícios, usando tecnologias avançadas e materiais modernos em sistemas prediais, preservando o patrimônio histórico, sobretudo o arquitetônico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário