quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aeroporto de Confins será concluído 2 meses antes da Copa do Mundo

Aeroporto de Confins será concluído 2 meses antes da Copa do Mundo
Com o fracasso de duas licitações e a concessão à iniciativa privada, a Infraero refez os planos

Passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, terão que esperar até abril de 2014 para ter o Terminal 1 com as obras 100% concluídas, ou seja, apenas dois meses antes do Mundial de Futebol. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que já admitira atrasos, agora trabalha com novo cronograma – 40% dos trabalhos concluídos até junho, quando acontece a Copa das Confederações, e 75% dos serviços entregues em dezembro de 2013.
“A empresa que tinha sido contratada para fazer o projeto executivo não o fez. Uma segunda empresa foi contratada, conforme a lei, e aí está correndo para recuperar o prazo”, disse o superintendente regional da estatal, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, na terça-feira (9), após audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Para a Copa das Confederações, as novidades se resumirão a duas pontes de embarque, quatro posições para aeronaves no pátio e elevadores centrais. A expectativa é a de que a nova praça de alimentação, no terraço, esteja liberada para os futuros concessionários, que se encarregarão das obras de adequação dos espaços. Mas fazer uma refeição neste piso, só nos dois restaurantes já instalados.

 
Arte Confins
“Hoje, o terminal recebe, em média, 40 mil passageiros diariamente. A projeção para o evento é um acréscimo de mil pessoas por dia. Portanto, não teremos um aumento significativo”, minimiza. Ainda segundo o superintendente, com o término das obras, a capacidade do Terminal 1 saltará para 11,7 milhões de passageiros, ainda assim, insuficiente para atender à demanda projetada em mais de 15 milhões em 2014. Daí a necessidade de um novo terminal.


Puxadinho

Com o fracasso de duas licitações e a concessão do aeroporto à iniciativa privada, a Infraero refez os planos para o Terminal 3, o “puxadinho”, que será mais barato e menor. Com capacidade para 3,9 milhões de pessoas, ocupará parte do Terminal de Aviação Comercial. “Hoje, o espaço é subutilizado, pois o grosso desse tipo de aviação, de jatos e aviões particulares, opera na Pampulha”, justifica Oliveira.

O vencedor do pregão para a construção do terminal provisório será conhecido no próximo dia 25. Se ficar pronto até 2014, a capacidade de Confins alcançará 15,6 milhões. Até lá, o aeroporto também ganhará uma lanchonete popular, com preços controlados, que ficará no primeiro andar. Confins também será o primeiro a receber um restaurante de comida mineira com preços controlados. O leilão será no dia 22 deste mês.

Já o Terminal 2, com projeto executivo em fase de conclusão, ficará a cargo do concessionário. A projeção de capacidade é para 10 milhões de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário