quarta-feira, 26 de junho de 2013

A engenharia, os engenheiros e o transporte público de qualidade em SP

Estamos vivendo momentos em que a população exige um transporte de qualidade e tarifas baixas. Diante desse cenário, para fazer frente a essa demanda, o SEESP reconhece o importante papel da engenharia de transporte e defende a manutenção do atual quadro de empregados e a sua ampliação, por meio da contratação de profissionais, para gestão de um sistema de transporte e mobilidade que chegou ao limite da saturação, com perdas de R$ 40 bilhões por ano (segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas). Precisamos de engenharia e de engenheiros para análise da causa/efeito para evitar a iminente solução de continuidade no sistema público de transporte da cidade.
Defendemos a ampliação do quadro de engenheiros visto que, desde a extinção da CMTC, em 1993, ele foi reduzido em mais de 75%. Hoje, esses profissionais representam somente 2% do quadro funcional, enquanto que em empresas com as quais o SEESP negocia, sejam elas públicas ou privadas, o quadro se situa na faixa de 8% a 10% do efetivo total da empresa.
Outro ponto agravante é a falta de concurso público para contratação de profissionais de nível superior, entre eles engenheiro, arquiteto, economista, administrador para desenvolvimento dos principais projetos da empresa. Hoje cerca de 60% dos engenheiros ocupam cargo de confiança.
Pelos projetos e planos da atual administração, que pretende ser exitosa, a engenharia de transporte e mobilidade urbana deve ser a prioridade. Portanto, há necessidade de ampliação do quadro, com aproveitamento da expertise do mesmo, na gestão da operacional, desenvolvimentos tecnológicos, modernização de processos, produtos e mensuração de custos operacionais.
Cabe ressaltar, ainda, que a história da SPTrans inaugurou um novo capítulo, a da grande mobilização e participação dos empregados para discutir o processo os seus direitos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Foi o que aconteceu na assembleia conjunta do dia 21 último.

Imprensa – SEESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário