quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os projetos mais impressionantes da engenharia!

O site The Engineering Daily.net fez um ranking dos dez projetos de engenharia que, segundo eles, são os mais impressionantes do mundo!
Veja abaixo os cinco primeiros classificados pelo site.

1. Pirâmides de Gizé, Egito

Levantando-se na areia, nos arredores do Cairo, encontra-se as Pirâmides de Gizé, monumentos antigos que estão entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A antiga necrópole consiste na Pirâmide de Quéops, na Pirâmide de Quéfren, na Pirâmide de Miquerinos, e na Grande Esfinge.


O fascínio envolvendo as pirâmides é inegável e até hoje encontramos arqueólogos incrédulos pela grandiosidade da construção. Enquanto alguns defendem que as pedras foram arrastadas de uma pedreira e de alguma forma foram levantadas no deserto, outros acreditam que as pedras foram construídas no local com algum tipo de concreto de calcário. Qualquer que tenha sido o método de construção, este projeto se qualifica como o mais impressionante dado o tamanho e o mistério que estão por trás de sua construção impecável.

2. A Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China é a mais longa estrutura feita pelo homem em todo o mundo com cerca de 4.160 milhas de comprimento. O muro foi construído entre o século V aC e o século XVI aC.
O que é mais impressionante sobre essa estrutura é o fato de que ela foi realizada sem o uso de máquinas modernas em terrenos extremamente acidentados.



3. Ferrovia Transcontinental

Em meados do século XIX, os benefícios trazidos pela série de avanços da Era Industrial foram  começando a chegar aos Estados Unidos da América. Esses avanços, juntamente com o desejo de conectar o Oriente ao Ocidente, levaram a realização do projeto espetacular de engenharia que mudou para sempre o continente norte-americano.
Aqueles que participaram da construção da ferrovia lutaram contra um terreno hostil, contra uma guerra civil e contra um oeste ‘selvagem’.
A ferrovia proporcionou uma conexão entre as costas do Atlântico ao Pacífico pela primeira vez na história. Aberta ao tráfego em 10 de maio de 1869, com o “Prego de Ouro” , a rota estabeleceu uma rede de transportes trancontinental mecanizada que revolucionou a população e a economia do Oeste Americano.

4. Boston Big Dig



Reconhecido como o maior projeto de estrada, como o mais complexo e mais tecnologicamente desafiador da história dos Estados Unidos, o Projeto Artery / Tunnel Central reduziu significativamente o congestionamento do tráfego e melhorou a mobilidade em uma das mais antigas e mais congestionadas cidades da América.
O projeto, que substituiu seis pistas elevadas da Central Artery (I-93), com uma estrada subterrânea, duas novas pontes sobre o Rio Charles e criou mais de 300 hectares de terra aberta, reconectado o centro de Boston ao mar.

5. A Represa de Hoover





Para criar a represa de Hoover, os contratantes tiveram que desviar o fluxo do poderoso rio Colorado através de túneis escavados no interior das paredes do desfiladeiro. Os túneis eram 56 pés de diâmetro, com um comprimento total de cerca de 16.000 pés. Após o desvio, os engenheiros tiveram que construir uma estrutura alta e forte o suficiente para sustentar as gerações futuras e manter o rio Colorado sob controle. A construção da represa de Hoover exigiu a utilização de práticas de projeto anteriormente não utilizadas.
Quando a represa Hoover foi concluída em 1935, era a maior estrutura de concreto do mundo e a maior produtora de energia elétrica da época.
A Ponte de Millau e o Burj Khalifa que já foram falados aqui no blog estão entre os demais projetos do ranking feito pelo site, ocupando a 7ª e a 8ª posição, respectivamente.
Fonte: The Engineering Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário