Novidade não é, já que foi por volta de 1940 que se desenvolveu a tecnologia da fabricação do tijolo ecológico modular de solo-cimento. Mas no Brasil, somente por volta de 1970 é que se passou a produzir esse tipo de tijolo que utiliza um processo de fabricação menos prejudicial ao meio ambiente.
Esses tijolos são chamados de ecológicos por não utilizar queima em sua fabricação,evitando o uso do carvão, forno e desmatamento. Além disso, não é utilizada argila na sua composição evitando a degradação causada pelo processo de extração deste material, que está com os dias contados.
Eles são compostos de água, solo e cimento prensados, e são curados apenas com rega e sombra, provocando um baixo impacto ambiental.
Mas a maioria das pessoas ainda não vê vantagem em algo que beneficia apenas ao meio ambiente. É preciso ainda ter conforto, estética e principalmente economia. E foi aí que esse método construtivo nos conquistou de vez.
A obra ainda está em andamento e por enquanto só temos colhido bons resultados.
O tempo de construção é reduzido por várias questões, como por exemplo, o tipo de fundação utilizada; o sistema de encaixe que favorece o alinhamento e o prumo das paredes; e a tubulação, que já é concebida e executada junto com as paredes evitando o comum quebra-quebra posterior.
Com este tipo de estrutura não é necessário a contratação de Armadores e Carpinteiros.
Além de economizar na quantidade de concreto aplicado também foi dispensada a compra de madeira para fôrmas. O próprio bloco é a fôrma!
Utiliza-se aproximadamente 70% menos cimento tanto para estrutura quanto para o assentamento dos tijolos.
Seu uso favorece uma obra limpa, com menor entulho e sem desperdícios.
Gabarito para Radier
Ensaio para Instalações Hidráulicas
Tudo preparado para concretagem do Radier
Aplicação do Concreto Usinado
Fundação Concluída
Começando a subir as paredes.
Assentamento dos blocos.
Armação de vigas horizontais intermediárias.
igas Intermediárias Concretadas. Os furos dos blocos são preservados para passagem de Instalações Elétricas.
Instalações Hidráulicas
As instalações hidráulicas acompanham o levantamento das paredes. Blocos tipo canaleta auxiliam na passagem de tubulação.
Obra: Casa do Casal Arquiteto
Local: Jardins Roma – Uberlândia
Projeto Arquitetônico: Mariana Miranda
Execução da Obra: Thiago Moreno e Mariana Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário