sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sistema de alvenaria integral – baixo custo e resistência a terremotos

écnicas cada vez mais modernas vêm sendo desenvolvidas visando à proteção contra terremotos. Os japoneses são os principais responsáveis pelos investimentos em altas tecnologias com esta finalidade já que o país está constantemente sofrendo os impactos dos abalos sísmicos. Porém, países com menos recursos continuam sujeitos à devastação causada por eles, como é o caso do Haiti que ainda se recupera do grande tremor ocorrido em 2010.
Foi pensando em criar uma alternativa de baixo custo, acessível a regiões mais pobres, que engenheiros da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, projetaram e construíram casas de baixo custo resistentes a terremotos utilizando um sistema que recebeu o nome de Sistema de Alvenaria Integral (IMS, sigla em inglês para Integral Masonry System).

O Sistema


São usadas treliças pré-fabricadas feitas com barra de aço ou vergalhões (os mesmos usados para a construção de lajes e concreto armado), leves e de fácil instalação. Esses suportes se conectam em três direções para construir as paredes e pisos, criando uma malha muito resistente aos tremores.
Um aspecto interessante do sistema é que não há necessidade de materiais especiais. Os suportes de aço são preenchidos com materiais de construção disponíveis na obra, e que podem ser encontrados mesmo em áreas muito pobres (ex: adobe, tijolos furados, blocos de concreto e até rejeitos).
Na parte de cima, uma única laje comum é suficiente para dar rigidez a toda a construção.

Vantagens

Além do baixo custo há também a vantagem da fácil manutenção das construções. Já que, após o tremor, basta que as eventuais trincas sejam consertadas para que a construção retorne ao seu nível original de resistência.
Os resultados dos testes, feitos com protótipos que utilizavam o sistema, confirmaram o potencial desse sistema de construção.
Fonte: http://blogdopetcivil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário