Quem imagina o
monotrilho que está sendo construído na zona leste de São Paulo como um
"minimetrô", um meio de transporte mais modesto do que os metrôs
convencionais, poderá se surpreender quando entrar nas estações da futura Linha
15-Prata. O Estado visitou a primeira estação do ramal, a Oratório, cuja obra
deve terminar até dezembro.
A nova parada não
tem nada de pequena. Lembra muito a Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde,
distante apenas alguns quilômetros dali: tem bicicletário dos dois lados da
Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, três elevadores para deficientes
e as plataformas, que ficam a cerca de 20 metros do nível da rua, são divididas
em dois pavimentos: o inferior tem a bilheteria e as catracas e o superior, as
plataformas.
A ressalva é a praticamente certa formação de filas que a nova
parada vai ter. Há só um guichê na bilheteria. "Poxa, todo mundo que vem
aqui acha que é pouco", deixou escapar um dos engenheiros da obra que
acompanhou a visita da reportagem. "Mas a gente não faz o projeto, só
executa", brinca.
A falta de mais bilheterias, no entanto, é explicada pelo perfil
dos usuários. A maior parte da venda de passagens do sistema atualmente é pelo
bilhete único, cujas cabines ainda não estão instaladas na estação.
Suporte. Os pilares
que sustentam o trilho de concreto do monotrilho já avançam quase até o bairro
de São Mateus. Eles são projetados para aguentar até impacto de caminhões sem
que a circulação dos trens fique comprometida. Já o trilho é formado por vigas
de 30 toneladas cada. Poderiam ser até mais pesadas: é que o interior delas é
preenchido por 9 toneladas de isopor. Se não fossem, elas poderiam pesar até 75
toneladas cada uma.
"Para nós,
engenheiros, é um enorme desafio: a margem de precisão da instalação de cada
uma delas é de 3 milímetros de diferença. Pouco, uma vez que estamos
acostumados a precisão de alguns centímetros", afirma Luiz Felipe Pacheco
de Araújo, coordenador das obras naquele trecho.
Prazos
As obras civis
estão entrando na fase de acabamento. Na próxima semana, deve começar a
instalação dos três conjuntos de escadas rolantes e das proteções de vidro que
vão revestir a estação.
A Estação Oratório
será uma das 18 da linha até 2016, quando o ramal vai chegar a Cidade
Tiradentes. Até 2015, o monotrilho deve alcançar São Mateus.
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