Imóvel origami se adapta de acordo com o período do ano
Estar no lar é pertencer a um ninho aconchegante e com a sua cara. E isso não combina nada com passar frio em um ambiente gelado no inverno ou derreter de calor no verão. Pensando nisso, David Ben Grünberg e Daniel Woolfson, dois designers ingleses, criaram um conceito de habitação novo e original chamado Dynamic D*Haus. Fechada, a casa, vista de cima, é um quadrado. Mas, dependendo da época do ano, você tem a opção de abri-la e criar um novo imóvel, como se fosse um origami.
A ideia é que os moradores aproveitem ao máximo a luz solar das estações mais quentes, quando a casa está completamente aberta, com vista panorâmica dos arredores. Conforme o inverno vai chegando, ela se fecha como em um casulo. Janelas viram portas, portas viram janelas e paredes que eram externas se transformam em estruturas internas. Toda essa mudança arquitetônica acontece graças a trilhos acoplados embaixo da construção.
Mas de onde veio essa ideia? David e Daniel se basearam nos estudos do inglês Henry Ernest Dudeney. O matemático descobriu em 1908 o algoritmo para transformar um quadrado em um triângulo equilátero dissecando-o em quatro peças. Com essa fórmula toda, a Dynamic D*Haus tem até oito plantas diferentes.
Veja as imagens e entenda.
Fonte: Casa e Jardim
Com a ajuda de trilhos, a casa se movimenta (Foto: Divulgação/The D*Haus)
A ideia é que a planta mude a cada estação (Foto: Divulgação/The D*Haus)
A Dynamic D*Haus vira até oito casas diferentes (Foto: Divulgação/The D*Haus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário