sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Conheça os hotéis feitos de gelo e de neve!

GRANDES CONSTRUÇÕES QUE DESAFIAM SEUS HÓSPEDES A PASSAREM UMA NOITE COM UMA TEMPERATURA DE -8°C

Em diversas ocasiões o ser humano conseguiu juntar a engenhosidade, a criatividade e o meio ambiente para criar estruturas fantásticas. Nas regiões mais ao norte do planeta isso não foi diferente. Em países como a Suécia e a Finlândia, onde a temperatura pode chegar a incríveis -30°C, diversos engenheiros e arquitetos utilizam, para construir hotéis gigantescos, matérias primas abundantes nos países do Norte: neve e gelo.

Apesar de alguns desses hotéis mesclarem esse modo exótico de construir com um modo mais tradicional, utilizando, geralmente, madeira e outros materiais, o objetivo geral dessas estruturas é alcançado. Elas conseguem levar para o público-alvo, os hóspedes, toda uma atmosfera inovadora, através da convivência tanto com estruturas complexas, como vigas e paredes, como com objetos simples, como copos e pratos, todos feitos de gelo e neve.

                                              Capela de gelo do Ice Hotel Bâlea Lac, localizado na Romênia.

                                                Um dos quartos do Alta Igloo Hotel, localizado na Noruega.
Atualmente existem sete redes hoteleiras com hotéis feitos de gelo no mundo. Finlândia, Suíça, Canadá, Romênia e Suécia possuem uma rede cada e duas estão localizadas na Noruega.
O primeiro e mais famoso hotel de gelo do mundo foi construído na Suécia. O Ice Hotel, que fica nos arredores de uma cidadezinha chamada Kiruna, na Lapônia, cidade localizada a 200 km acima da linha do círculo polar ártico, foi construído pela primeira vez em 1980. Mas como assim construído pela primeira vez? Esse hotel, constituído de duas partes, uma feita de gelo e outra feita de materiais “normais”, simplesmente tem que reconstruir metade de suas estruturas todo ano, por causa da chegada do verão, onde a neve e o gelo derretem.
Assim, todo ano, em meados de novembro, ocorre a criação de uma nova parte “gelada” do hotel. Primeiramente, o esqueleto da construção é formado, sendo reforçado com estruturas de aço até que o gelo esteja duro o suficiente para se manter sozinho. Em seguida, diversos blocos de gelo são transportados para o local, onde arquitetos e designers convidados esculpem os móveis, finalizando a obra e dando um ar artístico ao hotel.
                                                             Parte interna da igreja do Ice Hotel, na Suécia.

Um dos quartos do Ice Hotel.

Além do fator inovação em si e da beleza proporcionada por essas construções, outro ponto bastante influenciado por esses hotéis de gelo é o turismo. As regiões nórdicas eram bastante visitadas apenas pela aurora boreal e pelo chamado “sol da meia-noite”, quando o sol não se põe por vários meses, que ocorre no verão. Assim, o inverno era considerado baixa estação nessas regiões. Porém, com a criação desses hotéis, o turismo nessa época do ano cresceu bastante. A vila de Jukkasjärvi, que fica nos arredores de Kiruna, onde está localizado o Ice Hotel, por exemplo, possui apenas mil habitantes, mas no inverno chega a receber 40 mil turistas.
Um bar todo feito de gelo, localizado no Ice Hotel

Apesar de parecer uma experiência tranqüila, são necessárias várias medidas de segurança para conseguir sobreviver em um hotel de gelo. Além das várias peças de roupa que os hóspedes têm que vestir para dormir, são distribuídos sacos de dormir confeccionados com um tecido especial e há um treinamento especial para agüentar uma noite nos quartos, que envolve até a hora certa de ir ao banheiro, pois como os banheiros ficam localizados na parte “normal” do hotel, não é bom andar muito exposto à temperaturas tão baixas.
Os próprios quartos têm uma preparação especial. Todas as camas possuem uma estrutura de madeira em cima, que é, por sua vez, revestida com pele de rena. Além disso, as paredes feitas de gelo dos quartos têm um funcionamento semelhante aos iglus, pois funcionam como isolante térmico, dificultando a troca de calor dos ambientes interno e externo, mantendo a temperatura um pouco mais agradável.
Todos esses cuidados somados com essa física dos iglus fazem com que a temperatura dos quartos não fique menor do que -8°C, o que é muito agradável comparado com as temperaturas externas, que podem chegar à -35°C.

                                                         Um dos quarto do Ice Hotel, localizado na Suécia.
                                                                                    Corredor do Ice Hotel.
Fontes: G1, Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário