terça-feira, 24 de abril de 2012

Feira no Recife discute tecnologia, sustentabilidade e cultura


Coletiva adiantou parte da programação da Expoidea. (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
Coletiva adiantou parte da programação da Expoidea. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
 
A segunda edição da Expoidea, feira que busca apresentar e discutir conceitos e práticas inovadoras em cima dos eixos de tecnologia, sustentabilidade e cultura, vai ocupar o Paço Alfândega, no Bairro do Recife, na capital pernambucana, entre os dias 8 e 13 de maio. Debates, palestras, minicursos, oficinas, rodadas de negócios e shows fazem parte da programação do evento, que conta ainda com uma mostra especial de cinema do diretor Eduardo Coutinho.
São cinco espaços, cada uma com um com uma programação específica. "Pretendemos gerar um ambiente de discussão, de aproximação dessa economia do século 21, dessa economia do conhecimento. Pensando nesse cenário, procuramos entender a realidade do mundo que cresce e se desenvolve dentro de um eixo criativo, mas que ainda é carente de um desenvolvimento social calcado na economia verde. E acreditamos que uma sociedade forte culturamente tem muito que se expressar nesse aspecto", acredita o coordenador geral da feira, Rogério Robalinho.
Os espaços 'Círculo de Ideias', 'Ideário' e 'Expoidea' vão ser criados no Paço Alfândega para receber a programação, que se estende também para a Produtora Cultural Colaborativa e o Cinema São Luiz. Neste último acontece a mostra especial que vai contar com os filmes 'Cabra Marcado para Morrer', 'Santo Forte', 'Edifício Master', 'Jogo de Cena' e 'Canções, de Eduardo Coutinho. "A curadoria foi do próprio Coutinho, ele escolheu os filmes que resumissem a carreira dele", conta Schneider Carpeggiani, um dos organizadores do evento. A mostra acontece de 9 a 12 de maio, das 13h às 19h30.

Rogério Robalinho (Foto: Katherine Coutinho / G1)Robalinho lembra que foco da feira é na inovação
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Entre os destaques da programação está o debate entre os cantores Criolo e Cannibal, com participação também da psicopedagoga Maria Vilani, mãe de Criolo, com o tema "Transformações possíveis: aqui, ali e mais além", falando sobre o trabalho social desenvolvido pelos três. Com mediação de Rafael Cortês, o debate acontece na quarta-feira (9), às 20h, no espaço 'Círculo de Ideias'.
Quem também participa do espaço é o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, falando sobre o Porto e o Porto Mídia, na palestra "Criatividade de casa faz milagre", na quinta (10), às 16h. "Vamos ter também palestras sobre marketing digital, sobre os startups como novos modelos de negócio, fazendo toda uma aproximação a economia criativa, indo além da ideia de que startup é ligado apenas à tecnologia", adianta Cristina Balari, também da organização.
A Expoideia vai contar também com uma feira de robótica, que promete luta de robôs, exibição de braços robóticos, além da possibilidade do público enviar comandos para os robôs que vão estar em exposição. Outra novidade deste ano é o jogo que vai envolver o público que comparecer à feira. "Vamos envolver diversas pessoas dentro de alguns objetivos para tornar a experiência mais divertida. O jogo foi baseado nos três pilares [sustentabilidade, tecnologia e cultura] e a partir disso geramos um sistema de pontuação. Vamos ter alguns prêmios especiais também, mas só quem for vai poder conferir", diz o cineasta Léo Falcão, responsável pela elaboração do jogo.
Já a programação cultural conta com homenagens a Luiz Gonzaga e também um tributo ao álbum Paebiru, gravado por Lula Côrtes e Zé Ramalho. "A gente fala muito sobre 'Paêbiru' por aqui, mas muita gente nunca escutou. Você encontrar um disco original nos sebos é uma das coisas mais raras", conta Schneider. Um pocket show de Criolo, na quinta-feira (9), é outra das atrações culturais. "A produção adiantou que esse é último show dele bem na essência do hip hop, com DJ e MC. É uma chance única para o público que for conferir", adianta Schneider.
As oficinas, um dos maiores sucessos da feira, passam pelos mais diversos temas, sendo que as duas sobre sustentabilidade, uma delas ligada à Copa, ainda vão ter as inscrições abertas. "Tivemos uma procura muito grande e dez das que abrimos já estão completas. Estamos estudando mudar os locais para podermos reabrir inscrições", avisa Robalinho. As inscrições, assim como a programação completa, estão disponíveis no site do Expoidea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário