terça-feira, 10 de abril de 2012

Irrigação e Sustentabilidade são destaques durante lançamento da 12ª Agrotins

Com o tema “Irrigação: Negócio Sustentável, Líquido e Certo” a 12ª Agrotins será uma oportunidade de novos negócios e melhorias para o setor do agronegócio, que tem dado números positivos ao Estado do Tocantins. Foi o que afirmou o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, durante o lançamento oficial da Agrotins, que acorreu na manhã desta terça-feira, 10, no auditório do Palácio Araguaia.

A abertura contou com a presença do governador Siqueira Campos, que chamou atenção para o trabalho de organização que está sendo feito para a realização da maior feira de Tecnologia Agropecuária da Amazônia, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de maio. Ao falar do tema, o governador chamou atenção para a necessidade de se pensar em sustentabilidade no desenvolvimento do agronegócio.

“O nosso Estado tem potencial hídrico da bacia Araguaia/Tocantins, como nenhum outro e vamos aproveitar tudo isso, mas de forma sustentável, equilibrada”, afirmou Siqueira Campos, acrescentando: “Nós queremos sustentabilidade no desenvolvimento da qualidade de vida do nosso povo”.

De acordo com o secretário da Agricultura, o tema irrigação é importantíssimo para o desenvolvimento do Agronegócio no Tocantins, pois com essa tecnologia é possível “produzir mais, utilizando a mesma área”. “O potencial hídrico do nosso Estado é muito grande, podemos produzir numa área irrigada de 4,8 milhões de hectares e queremos apresentar tecnologias para esse setor na Agrotins”, afirmou Jaime Café.

Durante o evento, o governador assinou a ordem de serviço, autorizando a empresa Magna Engenharia a dar início aos estudos de viabilidade das obras de revitalização do Projeto Rio Formoso. Segundo ele, esse é um convênio firmado entre o Governo Tocantins e o Governo Federal, através do Ministério de Integração Nacional.

A 12ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas instituições vinculadas: (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.

Também participaram do lançamento da Agrotins 2012, o Vice-governador João Oliveira; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves; o superintendente federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca; o secretário executivo da Agricultura, Ruiter Padua, além dos deputados e demais secretários de Governo.
(Informações Ascom Seagro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário