segunda-feira, 30 de julho de 2012

Projeto de arquitetos brasileiros para novo terminal do Aeroporto de Guarulhos é descartado



Trabalho não atenderia aos padrões da nova concessionária do aeroporto. Empresa já teria, inclusive, contratado escritório estrangeiro para novos desenhos

O projeto para o novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi descartado pelos novos operadores do aeroporto. O TPS3 foi projetado pelo consórcio MAG, formado pelos escritórios Malucelli Arquitetura, Biselli + Katchborian Arquitetos, GPA Arquitetura e Andrade Rezende Engenharia.

Divulgação: Biselli + Katchborian Arquitetos
De acordo com Mário Biselli, da Biselli + Katchborian, o escritório foi informado pela Infraero de que a empresa estaria considerando novos projetos. O arquiteto lamentou a decisão, afirmando que outras empresas dificilmente vão conseguir idealizar um terminal melhor do que o do consórcio MAG. "Fizemos um projeto de padrão mundial, exatamente o que o Brasil precisa neste momento", declarou Biselli.
O serviço do consórcio MAG foi contratado por R$ 22,6 milhões pela Infraero, sendo que cerca de R$ 11 milhões já foram pagos pelos estudos preliminares e projeto básico.
A nova concessionária do aeroporto é formada pela construtora brasileira Invepar e pela operadora de aeroportos sul-africana Acsa. As empresas já teriam contratado dois escritórios de arquitetura de fora do Brasil para novos desenhos do aeroporto.
O motivo do descarte do projeto não foi divulgado, mas acredita-se que o projeto brasileiro não atenderia aos padrões da concessionária, nos quais o Aeroporto de Guarulhos teria identidade visual parecida com os aeroportos da África do Sul. 
O Terminal 3 receberá somente a demanda de passageiros internacionais, com capacidade estimada para 12 milhões de passageiros. A concessionária estaria repensando este número, já que no ano passado o aeroporto recebeu 11,3 milhões passageiros internacionais. Com a estimativa atual, o novo terminal já nasceria saturado.
Até a Copa de 2014, o terminal não ficará pronto, operando somente com metade de sua capacidade. Até 2022, quando o aeroporto receberá 60 milhões de pessoas por ano, a estrutura passará por ampliações.
A concessionária que opera o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi procurada, mas não apresentou esclarecimentos até o fechamento desta matéria.

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