sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cresce nível de conhecimento do brasileiro sobre saneamento básico, segundo pesquisa

O nível de conhecimento dos brasileiros sobre saneamento básico cresceu 16 pontos percentuais em 2012, quando comparado com 2009, segundo pesquisa Trata Brasil - Ibope sobre a percepção do serviço entre a população. Para 81% dos entrevistados, saneamento básico está relacionado aos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem. Em 2009, esse número era de 65%.

Porém, quando questionados sobre como melhorar a utilização desses serviços, o público entrevistado demostra desconhecimento, fazendo confusão na hora de usar adequadamente os serviços.

No Estado do Ceará, por exemplo, a Cagece desclara enfrentar muitos problemas com a má utilização do sistema de esgoto, tanto pela colocação de lixo dentro dos tubos, como pelo despejo inadequado de água de chuva dentro da rede de esgoto. Essa atitude acaba gerando transbordamentos e entupimentos no sistema de esgotamento sanitário, e causando prejuízos para a empresa e população.

A pesquisa foi realizada com 1.008 pessoas em 22 cidades, todas com população acima de 300 mil habitantes e de todas as regiões do país. O Instituto Trata Brasil é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que incentiva a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário