segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Obra em aeroporto entra em fase final e nova expansão já é planejada


Com 80% das obras de expansão concluídas, aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara (SP), terá capacidade para atender 200 passageiros por dia. O início das operações de voos comerciais está previsto para abril e vai representar novas oportunidades de negócios na região. Antes da inauguração, a Prefeitura já estuda uma nova ampliação em uma área de 145 mil metros quadrados, com a intenção de torná-lo também um aeroporto de transporte de cargas.
Por enquanto, o aeroporto só tem pousos e decolagens de aviões particulares e para formação de pilotos. A Azul é a empresa de voos comerciais interessada em operar na cidade. Antes mesmo do novo terminal ficar pronto, a prefeitura já pensa em um outro projeto de expansão. A intenção é que entre 10 e 15 anos o local também seja usado para o transporte de cargas.

A nova área, que equivale a 15 campos de futebol, já foi desapropriada e a publicação no Diário Oficial foi feita na quarta-feira (20). A intenção é desapropriar até 600 mil metros quadrados e, assim, a pista poderá ter o dobro do tamanho.

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB) explicou que a cidade foi incluída em um programa do governo federal para investimentos em aeroportos. “Há possibilidade desse fundo financiar essa ampliação da pista, porque você tendo uma pista maior você vai atrair novos investimentos de empresas de carga e de passageiros para Araraquara”, disse.

Empregos
O desenvolvimento do setor pode criar oportunidades de trabalho. A empresária Michele Lacombe Meyer, que é dona de uma escola de formação de pilotos, comissários e técnicos de manutenção, recebe alunos de todo o país e tem agora uma expectativa de crescimento na procura por estas profissões. “Tudo ajuda, com a construção de novo terminal e a operação de uma companhia aérea. As pessoas vendo o movimento, vindo visitar o aeroporto com mais frequência, o interesse por essa área cresce um pouco sim”, destacou.

A reabertura do aeroporto também vai gerar 40 empregos entre técnicos e operadores de vôos, de embarque e desembarque, operadores de esteira, raio x, administração, manutenção e limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário