terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Manaus vai construir bairros planejados

Orçado em R$ 100 milhões, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) foi reativado, nesta segunda-feira (18), pela Prefeitura de Manaus, conforme anúncio do prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura e Habitação, Hissa Abrahão.
Está prevista construção de 204 unidades habitacionais, creches, parques, centros sociais, além dos serviços de drenagem e esgoto na zona Norte de Manaus, local originário de invasões de terra e, atualmente, com infraestrutura urbana deficitária.

A obra ficou a cargo da construtora Construbase e o projeto, cujo orçamento tem 50% do valor financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai contemplar 15 mil pessoas. A primeira etapa atenderá os moradores dos bairros Jorge Teixeira 3, João Paulo, Arthur Virgílio e Bairro Novo. A expectativa é que, até o início de 2014, as obras estejam concluídas e o Jorge Teixeira 3 seja o primeiro bairro modelo do programa.

De acordo com o prefeito em exercício, com a conclusão das obras da primeira etapa outros bairros, também surgidos a partir de invasões de terras, poderão ser contemplados. Entre os critérios para a escolha dos bairros estão o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a alta densidade populacional.

Abrahão anunciou, ainda, uma nova parceria com o BID para que, no segundo semestre, a Prefeitura possa implantar o Plano Diretor de Transporte Púbico. “Quando falamos em bairro não significa somente a abertura de novas ruas; vamos priorizar encanação, parte elétrica, calçadas, serviço de esgoto, construção de escolas, espaços de lazer e tudo aquilo que é preciso para se viver com um mínimo de dignidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário