quinta-feira, 27 de junho de 2013

Highbury Square, um exemplo a seguir

Com a mudança do Arsenal para o Estádio Emirate após 87 anos no Highbury, colocou-se a questão do que fazer ao seu antigo estádio. A ideia que foi levada adiante foi a de converter o estádio Highbury numa zona residencial sustentável. O estádio deu lugar ao Highbury Square, ou seja, converteu-se um estádio em 711 apartamentos. 

Em Outubro de 2005 começaram-se a vender os apartamentos e em Maio de 2006 já estavam vendidos todos os das Arquibancadas Oeste, Leste e Norte. A demolição do Highbury começou em 2006...

As arquibancadas e outros elementos foram demolidas, mas houve também partes do antigo estádio que se mantiveram. No que diz respeito às bancadas, a Norte e a Sul foram totalmente demolidas, enquanto que a leste e Oeste foram apenas parcialmente, mantendo-se as fachadas em Art Deco.

O Campo converteu-se num enorme jardim comunitário. Os residentes terão acesso a um parque de estacionamento subterrâneo assim como a um ginásio com piscina. De acordo com algumas notícias recentes da imprensa inglesa, o investimento de 150 M de euros que o Arsenal fez na conversão do estádio está já recuperado, não se sabendo ainda em quanto ficará o lucro.

Este empreendimento ganhou o Prêmio Especial do Júri no IPIM devido às características arquitetônicas e de sustentabilidade que apresenta.

De seguida apresentamos algumas fotografias da construção e do empreendimento já construído. No final poderão assistir a um pequeno vídeo sobre o Highbury Square.











Talvez outros países pudessem aproveitar esta ideia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário