Na nossa cabeça, desde sempre, a ideia de uma ponte é basicamente nivelar pontos e dar acessos direto a um lugar que é cortado por um rio, vale, etc. A ponte tem objetivos bem mais elaborados, é claro, mas na nossa cabeça, pelo menos, passa principalmente a ideia de desvio do fluxo de água. Ai vem aquele momento no mínimo diferente de quando nos deparamos com uma “ponte aquática”. Estranho, não é? Mas existe mesmo e se chama “Ponte aquática de Magdeburgo”, que fica na Alemanha.
O termo certo não é “Ponte”. Ele é, na verdade, um aqueduto navegável, e o maior do mundo. Foi construído entre 1997 e 2003 e significou um grande avanço para todo o fluxo e a redução do tempo de viagem entre as duas extremidades a pouco mais de 10% do que antes. Como assim? Bom, a sua construção ligou os canais Elba-Havel e Mittellandkanal. Antes da ponte, o percurso tinha 12 km de extensão, e depois dela passou a ter menos de 1.
Essa grande obra, que passa por cima do Rio Elba, que também tem grande importância no vai e vem de navios, lanchas, e outros veículos aquáticos, tem nada menos que 918 metros e custou cerca de 500 milhões de euros. Não é para menos que é tão conhecida e visitada, é uma GIGANTE e bela obra que só a engenharia poderia fazer.
Sua estrutura impressionante estrutura usou “apenas” 68 mil metros cúbicos de concreto e 24 mil toneladas de aço. É realmente impressionante!!
Fontes: Diário de Teresina, Toinho;
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