quinta-feira, 26 de junho de 2014

JANELAS DO FUTURO

Já imaginou uma janela que impede a vazão do barulho da rua e, ao mesmo tempo, permite troca de ar entre ambientes externo e interno?

Pesquisadores da Universidade Marítima Nacional Mokpo, na Coreia do Sul, trabalham em uma solução a partir de duas chapas de acrílico transparentes e paralelas, separadas por câmara de ressonância de 40 mm de espessura. 

As ondas sonoras que interagem dentro da câmara anulam o som que vem de fora dela, resultando em módulo volumétrico negativo. 

As chapas acrílicas possuem furos de 50 mm de diâmetro que funcionam como elementos de difração sonora – eles “afinam” o barulho que chega à janela, ao mesmo tempo em que permitem trocas de ar com o exterior. 

A inovação ainda não chegou aos mercados e está apta a reduzir a poluição sonora a níveis entre 20 e 30 decibéis, o que é suficiente para deixar o barulho dos engarrafamentos quase imperceptível ao ouvido humano. 

A ideia é ir muito além e, a partir desses estudos iniciais, desenvolver diferentes aplicações, como janelas que permitam ouvir o som das ondas do mar e, ao mesmo tempo, aproveitar o ar fresco da praia, filtrando outros barulhos desagradáveis e simultâneos do meio externo, como máquinas de alta frequência sonora em operação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário