sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Saiba tudo sobre Juntas do Piso de Concreto

Introdução

Há, na literatura técnica, uma grande lacuna no que se refere ao projeto de juntas. Com o objetivo de reduzir esta deficiência, estamos criando este artigo para apresentar as funções das juntas, tipos de juntas e forma correta de se tratar as juntas no piso de concreto.

Função das juntas

Todo piso industrial em concreto está sujeito a tensões devido a diversas causas, como retração do concreto, retrações e dilatações causadas por variações térmicas ou higrotérmicas, empenamento das placas e carregamento – seja ele estático (cargas distribuídas ou pontuais, como as de prateleiras) ou móvel (empilhadeiras de rodas pneumáticas ou rígidas). Parte dessas tensões provoca uma sensível redução da vida útil do pavimento.

O projeto deve prever dispositivos, detalhes construtivos, reforços estruturais e especificações de materiais adequados a cada tipo de solicitação.

Dentre estes dispositivos ou detalhes construtivos estão as juntas, definidas como um “detalhe construtivo que deve permitir as movimentações de retração e dilatação do concreto e a adequada transferência de carga entre placas contíguas, mantendo a planicidade, assegurando a qualidade do piso e o conforto de rolamento”. É importante ressaltar que as juntas devem permitir a adequada transferência de carga entre placas contíguas.

Quando se tem uma carga na proximidade da borda, existe uma deformação natural da placa de concreto do piso proporcional à magnitude da carga, espessura da placa, módulo de elasticidade dos materiais envolvidos e condições de suporte da placa, gerando a descontinuidade da superfície do piso, alterando as condições de rolamento, conforto e segurança.

A recomendação prática para placas de concreto simples é de que a relação entre largura e comprimento seja de 1:1,5.

Para os pavimentos armados esta relação fica por conta das questões executivas. Quando há adequada transferência de carga através de um dispositivo devidamente dimensionado, preparado e posicionado, tem-se assegurada a durabilidade do piso de concreto.

Tipo de Juntas

Para os pisos industriais, poucos são os tipos de juntas necessárias para que se tenha sucesso na realização da obra. As juntas podem ser classificadas em:

Junta Longitudinal de Construção (JC) – São juntas construtivas de um pavimento, sendo que o seu espaçamento está limitado pelo tipo de equipamento utilizado, geometria da área e índices de planicidade a serem obtidos. As juntas de construção podem possuir encaixes do tipo macho-e-fêmea ou utilizar barras de transferência.

Junta Serrada (JS) – o processo construtivo utilizado atualmente prevê a concretagem em faixas limitadas em sua largura pelas juntas longitudinais de construção. Logo após o processo de acabamento do concreto, deve-se iniciar o corte das juntas transversais de retração, também conhecidas como juntas serradas.

Um grande desafio das empresas que executam este tipo de obra é a determinação do melhor momento de início deste processo. Em geral, este tempo é cerca de 10 horas após o lançamento do concreto, porém, existe uma grande variação, de acordo com o tipo de cimento, temperatura ambiente, relação água/cimento, tipos e dosagem de aditivos, ventos e outros fatores externos.

O corte deve ter (Rodrigues & Cassaro, 1998) profundidade da ordem de 1/3 da espessura da placa, recomendando-se no mínimo 40mm.

Fonte: Impercia
Artigo veiculado em: 25/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário