segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Alvenaria de Vedação

A Alvenaria quando é dimensionada apenas para resistir ao seu peso próprio, é chamada"alvenaria de vedação". Quando aplicamos ações que objetivam otimizar o uso de todos os recursos envolvidos com a produção das alvenarias de vedação, desde a concepção do empreendimento até sua utilização, chamaremos de alvenaria de vedação racionalizada. Através da racionalização do processo de produção de alvenaria de vedação é possível aumentar a produtividade diminuindo os desperdícios de material e mão de obra.






Detalhes Construtivos


Ligação pilar/parede

Nos encontros entre paredes, deve se fazer, uma ligação por amarração direta, uma vez que este tipo de solução é o que apresenta melhor desempenho por permitir a redistribuição das tensões atuantes na alvenaria. Quando não for possível uma ligação por amarração direta, a união entre paredes e a ligação pilar parede deverá ser feita pela colocação de telas metálicas eletrosoldadas nas juntas de argamassa.

Instalações

As instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia tradicionalmente são executadas posteriormente à elevação da alvenaria, através de cortes ou rasgos, o que ocasiona perda de material e mão de obra. Na alvenaria racionalizada a passagem dos eletrodutos é feita através dos furos dos blocos, evitando assim a grande perda de material e o entulho gerado tradicionalmente.

Compensadores

Para a execução da alvenaria de vedação racionalizada criamos uma gama de compensadores para ajustes na modulação vertical e horizontal. Podemos compensar estas medidas com múltiplos de 5cm, adotando se os compensadores de 4cm, 9cm, 14cm e 19 cm, para todas as larguras dos blocos





Nenhum comentário:

Postar um comentário