terça-feira, 29 de outubro de 2013

Alvenaria Estrutural: Método Inteligente

A Alvenaria Estrutural é um método inteligente que consiste em trabalhar um sistema construtivo onde não se faz uso de vigas ou pilares. As lajes se apoiam diretamente nas paredes constituídas por blocos estruturais e juntas de argamassa, transferindo assim, as cargas diretamente para as fundações ou uma estrutura de transição.

Cada vez mais, a produção de uma obra moderna exige a integração de diversos subsistemas  diferenciados: arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, esgoto, gás, telefonia, proteção contra incêndio, ar condicionado, transporte vertical, automação predial, controle de acesso, circuito fechado de televisão, revestimento, esquadrias, entre outros. Quando todos estes, chamados “sistemas intermediários”, não estão de acordo dentro de um único projeto, a tradução disso pode ser dor de cabeça e diversos pequenos problemas como obstáculo na sua construção.

Ao invés de procurar resolver tudo no canteiro de obras, onde estas soluções são sempre menos eficientes, trabalhosas e caras, resolver toda a integração entre os subsistemas ainda na fase do projeto é a proposta do trabalho com blocos estruturais. 
O conceito de alvenaria estrutural exige, para que as paredes sejam confeccionadas, blocos com perfeição de dimensões e resistências adequadas ao projeto. A qualidade do bloco neste caso é fundamental para o sucesso da obra.
Bloco para Laje
Quanto maior a espessura do elemento de enchimento, maior o conforto acústico

entre o piso de uma laje e o ambiente residencial que fica por baixo.


Blocos estruturais
Utilizar a alvenaria estrutural com blocos cerâmicos é ter um conjunto de 
paredes que, além de servir como divisória dos espaços e vedação, resiste a 
cargas verticais e horizontais, tendo função estrutural. 
Seu uso permite construir edificações sem o uso de vigas e pilares, isso implica 
em uma obra mais rápida e com custo total que pode ser até 30% menor.

Componentes básicos da Alvenaria Estrutural



Nenhum comentário:

Postar um comentário