sexta-feira, 26 de julho de 2013

Borobodur



Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Situa-se na parte central da ilha de Java, aproximadamente a 40 km ao noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos centros de cultura javanesa tradicional. Atualmente é a atração turística mais popular da Indonésia. Foi construído no século VIII, originalmente como um templo hindu. Posteriormente sua construção foi continuada como um stupa budista. Com o advento dois lamismo à ilha de Java, foi abandonado e envolvido, com o passar dos anos, pela selva até a sua redescoberta em 1814 por colonos ingleses. A Unesco promoveu um programa para sua reconstrução e recuperação que findou em 1983.



A história desse monumento ainda não está totalmente esclarecida. Os cientistas que estudam a antiguidade da Indonésia frequentemente se deparam com gravuras em pedras de difícil solução. Contudo, não se conservou nenhuma inscrição sobre a construção do Borobudur, que esclarecesse sua causa e o tempo em que foi construído. Por isso não é possível saber precisamente o ano de início de sua construção e nem o de término.


O século VIII foi o período no qual reinou a poderosa e rica dinastia Sailendro em Java.
Durante o século VIII e IX, muito evoluiu a arquitetura da Java central, que se tornou o centro de poder da ilha. Em uma área de 10 km² se conservam mais de 25 templos budistas e hindus, dos quais faz parte o complexo de Prambanan.
Quem começou a construção do Borobudur foram os reis da dinastia hindu Sanjaya, mas logo a cessaram. No ano de 780, os reis da dinastia budista Sailendro começaram a governar a região e continuaram a construção. Mas eles adaptaram o complexo segundo seu próprio conceito de mundo. Isto significa que eles transformaram a construção originalmente hinduista em um grandioso monumento budista.
Para a construção foram utilizados 60000 m³ de andesito (material vulcânico) proveniente dos rios das redondezas.







Localização por satélite

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário