sexta-feira, 27 de junho de 2014

NORMA FACILITADA Publicação traz ilustrações e linguagem simples para explicar parâmetros normativos de um bom projeto de acústica


Publicação explica os parâmetros normativos de projeto para um melhor desempenho acústico

O Manual ProAcústica, lançado no último mês de dezembro, é um guia prático para o estudo dos capítulos da norma ABNT NBR 15.575/2013 (Edificações habitacionais – Desempenho), da Associação Brasileira de Normas Técnicas, relacionados ao tema da acústica, seus parâmetros de projeto e requisitos.

De autoria dos engenheiros Juan Frias Pierrard, consultor técnico da ABNT, e Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, a publicação tem 31 páginas distribuídas em cinco capítulos que tratam de instalações, equipamentos prediais e sistemas hidrossanitários; sistemas de piso; sistemas de vedação vertical interna (paredes); sistemas de vedação vertical externa (fachadas) e sistemas de cobertura.

“Além de compilar as partes 1, 3, 4, 5 e 6 da norma, o manual traz ilustrações, comentários e algumas dicas. A própria formatação do documento traduz em linguagem mais clara e direta todos os requisitos de conforto acústico propostos pela norma”, explica Akkerman.

Esses requisitos foram os que mais suscitaram consultas para esclarecimentos técnicos e aplicativos, obtendo maior repercussão entre profissionais projetistas, “apesar de os novos indicadores já serem internacionalmente conhecidos através das normas ISO”, diz.

Para os parâmetros de normas brasileiras pré-existentes, no entanto, os indicadores são uma novidade, e precisam ser estudados.
Fonte:http://www.mapadaobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário